sexta-feira, 28 de abril de 2017

Emagrecer comendo chia?



 É nítido que atualmente o emagrecimento e a saúde tem se tornado pautas mais frequentes no nosso dia a dia. Entretanto, a rigidez de algumas dietas tendem a nos fazer desistir durante o processo. Alguns alimentos "mágicos", se introduzidos diariamente na nossa dieta, podem nos ajudar a chegar mais facilmente aos nossos objetivos. Um deles é a chia.

 Hoje eu vou deixar vocês mais cientes de alguns dentre os inúmeros benefícios da chia, vamos lá?

 A chia é uma planta herbácea, rica em fibras, também conhecida como sálvia hispânica.

1) Favorece o emagrecimento: as fibras absorvem água rapidamente, formando uma "capinha" gelatinosa ao seu redor (você pode as mergulhar na água para conferir esse efeito), esse fato faz com que quando ingeridas aumentem a dilatação do estômago, favorecendo a sensação de saciedade, além disso, colaboram com o fluxo intestinal. O consumo regular pode evitar a formação de gordura localizada: "Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition validou uma pesquisa em que onze indivíduos saudáveis consumiram a semente por 12 semanas e obtiveram redução na glicemia após a refeição, ou seja, não houve picos de insulina no sangue, sendo assim, a glicose foi liberada lentamente no organismo. Tal processo evita que a gordura seja acumulada e, por consequência, afasta o excesso de peso. Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.".

2) Regula o colesterol: a chia possui ômega 3 e ômega 6, que reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis de colesterol bom (HDL).

3) Potencializa sua beleza: como possui vitamina A, a chia funciona como um antioxidante contra os radicais livres, combatendo os efeitos do envelhecimento; além disso, possui vitamina B, importante para a saúde da pele, unha e cabelos.

* Como consumir a semente de chia? *

A quantidade indicada é a de 25g por dia, aproximadamente 2 colheres de sopa. Desse modo, você pode fracionar o consumo ao longo do dia, ou fazê-lo de uma vez só. Segue algumas ideias para inserir a semente na sua alimentação: acrescentá-las aos ovos mexidos (gosto dessa opção no café da manhã); acrescentá-la nas saladas; acrescentá-las em bebida (essa é uma das melhores opções, ela não tem gosto); caso nenhuma das opções seja viável apenas misture a quantidade indicada de chia com água e beba ;)

OBS: A semente de chia é uma fonte de FIBRAS, ao utilizá-la é necessário consumir bastante água (2L ou mais), não se esqueça disso, é muito importante.

Espero que o post tenha sido útil, apesar de resumido, eu pesquisei bastante a respeito antes de trazer para vocês, qualquer dúvida é só deixar nos comentários que eu respondo com todo amor, beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário