segunda-feira, 28 de março de 2016

Uma dose de poesia #2


 Olá amores, eu amo compartilhar minhas poesias favoritas aqui no blog, um pouco de literatura e cultura nunca é demais, né? Hoje eu trouxe uma poesia barroca super engraçada, de Gregório de Matos, pra quem não o conhece, basta saber que ele tem uma leve fama de fazer produções um tanto quanto satíricas... O que era um grande afrontamento para a época, e é exatamente onde mora o humor de suas poesias.

 Um soneto é composto por 4 estrofes: dois quartetos (duas estrofes de 4 versos cada), e dois tercetos (duas estrofes de três versos cada). E neste soneto ele critica o fato de escrever sonetos, usando a estrutura para criticar a própria estrutura, mais ironia impossível né? AMO! <3


Soneto

Um soneto começo em vosso gabo;
Contemos esta regra por primeira,
Já lá vão duas, e esta é a terceira,
Já este quartetinho está no cabo.

Na quinta torce agora a porca o rabo:
A sexta vá também desta maneira,
na sétima entro já com grã canseira,
E saio dos quartetos muito brabo.

Agora nos tercetos que direi?
Direi, que vós, Senhor, a mim me honrais,
Gabando-vos a vós, e eu fico um Rei.

Nesta vida um soneto já ditei,
Se desta agora escapo, nunca mais;
Louvado seja Deus, que o acabei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário