sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Esclarecimentos básicos sobre feminismo



 Ainda existe muita gente por aí que só por se mulher se intitula feminista, mas espere um pouco, será que essa mulher sabe o que é feminismo? Será que ela sabe, que apesar de serem minoria, também existem homens que apoiam o movimento? O pior de tudo, homens que acreditam que o feminismo prega a superioridade da mulher... Certos comentários e pensamento me fizeram sentir a necessidade de vi aqui fazer alguns esclarecimentos...

 Acredito que o primeiro passo a ser discutido sobre o movimento feminista é definir que: machismo e feminismo NÃO são ideias contrárias, e sim coisas completamente diferentes. Para os que ainda tem dúvida lá vai um resumo...

  machismo: ideologia que prega a submissão da mulher em relação ao homem.
  feminismo: movimento que luta pela igualdade dos gêneros.

 Um erro muito comum ao tratar-se do feminismo é acreditar que as mulheres que apoiam o movimento não podem se depilar, se maquiar, e terem outros atos que demonstrem sua vaidade. Esta ideia é completamente equivocada, o movimento luta pela liberdade da mulher que deseja não seguir estes padrões, não sendo uma obrigatoriedade.

 Nascemos em uma sociedade machista, fomos criadas meio a pensamentos machistas, então pode-se afirmar facilmente que grande parte das pessoas participantes do movimento feminista ainda possuem sim algumas ideias machistas. No entanto o que deve ser feito é dia após dia trabalharmos nossa mente para desvincularmos todas essas ideias incorretas.

 Não existem apenas homens machistas, muitas mulheres possuem esse tipo de pensamento, principalmente quando estão envolvidas num relacionamento no qual acreditam que apenas o homem pode a convidar para sair, que apenas o homem deve a pedir em namoro ou casamento, que ele é responsável por tomar as atitudes.Vivemos hoje numa sociedade de mulheres extremamente fortes e decididas, com o passar das décadas notamos a não necessidade de um príncipe encantado e sim da nossa própria coragem.

 O movimento feminista luta pela liberdade da mulher em tomar suas próprias decisões, lutamos pelo fim dos padrões designados para nós, ou seja, nada além da igualdade entre os gêneros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário